domingo, 15 de outubro de 2023

Novo formulário para registo de perturbações



Temos um novo formulário para registo de perturbações https://forms.gle/ssQKhrE9XZjZMF5s5. Use e partilhe. 



Em 2019 criámos um formulário para o registo de perturbações. Neste período, entre 2019 e 2023, foram registadas milhares de perturbações que foram sendo comunicadas às entidades responsáveis nos muitos relatórios elaborados (https://transportespublicosconcelhomafra.blogspot.com/p/exposicao-aml.html). 

A TML tem analisado a informação, mas pretende informação diferente mais focada no "passageiro" em vez do "autocarro". 

Após discussão entre as necessidades de informação da TML e um formulário USÁVEL (simples) e que nos indicasse também a informação que consideramos relevante chegámos a um consenso e surgiu o novo formulário https://forms.gle/ssQKhrE9XZjZMF5s5 que continua a ser gerido por nós. 

A principal diferença é a substituição do horário do autocarro pela hora de chegada e saída do passageiro da paragem e a indicação da "opção" do passageiro / consequência.

Com esta mudança de foque, torna-se ainda mais importante todos os passageiros registarem todas as perturbações que sofrem. Se houve 20 passageiros apeados, todos deveriam registar. Eu estimo que, atualmente, menos de 5% dos passageiros apeados registam a perturbação. 

Existiam passageiros que iam registando todos os passageiros que iam ficando apeados nas paragens seguintes. Esta nova abordagem impede essa situação. Para isso foi acrescentada uma pergunta, opcional, para quem desejar identificar os passageiros apeados das paragens seguintes. 
Adicionalmente, e de forma facultativa, podem registar os transtornos que a situação dos autocarros lhe está a causar para consideração da TML. 
Quando submete um formulário pode consultar as respostas anteriores. 

A TML passa a ter acesso direto às respostas em tempo real. 

O Formulário passou também a poder ser preenchido aqui no blog https://transportespublicosconcelhomafra.blogspot.com/p/registo-de-perturbacoes.html